Como escolher um perfume masculino

O perfume masculino pode revelar muita coisa a respeito do homem que o usa, nomeadamente no que se refere à sua personalidade e lifestyle. Quer vá escolher uma fragrância masculina para desfruto pessoal, quer vá oferecer um perfume masculino, estas são algumas das dicas a ter em conta antes de comprar.

Homens bem perfumados

Escolher o perfume adequado é muitas vezes uma tarefa complicada, sendo obrigatório ter em conta vários aspetos que podem dar uma ajuda preciosa na hora da compra. Quando um homem compra um perfume para si próprio, por norma já sabe o que gosta e o que não gosta em matéria de perfumaria, sabendo ainda em que tipo de perfumes poderá arriscar ou não. No caso de ser outra pessoa a adquirir um perfume masculino, para oferecer por exemplo, então são outras as dicas a ter em conta como: conhecer bem o homem que o vai usar, dando especial atenção ao seu estilo de vida, à sua rotina do dia-a-dia e a outros detalhes que permitirão fazer a escolha certa.

Perfume masculino = Estilo masculino

É importante que o perfume, tal como o vestuário, esteja de acordo com a personalidade do homem que o vai utilizar. Não vale a pena escolher uma fragrância que contradiga o perfil do seu utilizador, só porque ele esteja na moda ou seja um dos perfumes mais vendidos. O que ter em conta na hora de escolher um perfume masculino:

  • Homens com uma personalidade muito forte, considerados súper ativos, criativos ou curiosos, tendem a optar mais por perfumes que têm lavanda, salva, alecrim e musgo de carvalho na sua composição. Os elementos referidos conferem ao perfume uma fragrância amadeirado e/ou com um toque de citrinos.
  • Para os homens com um estilo clássico, e para os grandes executivos ou com responsabilidades de liderança, são os perfumes com aromas amadeirados os mais indicados, pois têm uma fragrância marcante que transmite a sensação de força e poder. Os perfumes com elementos como o sândalo e o cedro também são uma excelente opção para homens com este perfil.
  • Quanto aos homens com um estilo de vida mais desportista, os perfumes com aromas cítricos (como laranja, limão, toranja, tangerina e bergamota) ou fragrâncias com madeira, ervas e plantas herbáceas na sua base, são os mais recomendados.
  • No caso dos homens mais irreverentes e ousados, que gostam de dar nas vistas e no olfato, a escolha pode recair sobre perfumes com aromas orientais, com destaque para as notas de tabaco e de âmbar.
  • Outra questão a considerar na hora de escolher um perfume masculino é a época do ano. Comprar uma fragrância masculina para o Inverno é diferente de escolher um perfume masculino para o Verão!
  • Quando em dúvida e se não conhecer bem as diferentes famílias aromáticas existentes no mundo da perfumaria, é sempre uma boa ideia espreitar a coleção de perfumes que o homem que vai presentear já possui e levar esses nomes consigo na hora de comprar.
  • Na impossibilidade de conhecer os perfumes que o homem em questão já tem, opte por um perfume leve e fresco – não há como enganar!
  • Para assegurar que um perfume presente não fique esquecido porque o homem acabou por não se identificar com ele, na hora da compra peça à assistente da perfumaria para preparar uma pequena amostra com o perfume que comprou e colocar juntamente com o presente. Assim, o homem pode testar primeiro o perfume novo e, se não gostar, pode trocá-lo por outro porque acabou por não abrir a embalagem original.

Não confunda o seu olfato

Na hora de escolher um perfume, seja masculino ou feminino, não se deve testar muitas fragrâncias em simultâneo. Depois de cheirados três perfumes, o olfato começa a ficar saturado e o verdadeiro aroma do perfume contemplado não é sentido. Se pretender experimentar mais perfumes, deve dirigir-se para um local com ar fresco, fazer algumas inspirações e expirações e só depois voltar à perfumaria para continuar a escolha do melhor perfume masculino.

Convém lembrar que cada pessoa tem o seu próprio cheiro e que lhe é característico – o que depende do seu tipo de pele, da presença ou ausência da transpiração, dos seus hábitos alimentares, do uso de medicamentos e dos produtos de higiene usados, entre outros. Muitas vezes, estes fatores vão conseguir alterar o cheiro do perfume escolhido, por isso, convém que também este pormenor não caia em esquecimento.

Licença: 
Classificação: